Ruas do Funchal


O site Ruas do Funchal surgiu pelas interrogações que os nomes não me revelavam. 
Por mais que pesquisasse, a dificuldade era enorme para conhecer o que está para além daquele espaço preto e com letras brancas.
Com o tempo surgiu o desejo de conhecer o que esconde cada nome de rua, de avenida, de praça e de lugares da cidade capital da ilha da Madeira. Os espaços que interligam lugares que nos permitem percorrer diariamente.

Depois de recolher informação dispersa, parte dela muito importante para que hoje seja possível escrever acerca das diferentes realidades de lugar, produzi os primeiros trabalhos que aqui podem ser vistos. 

Mas existe muitas realidades desconhecidas que se terão perdido no tempo. Isso exige uma busca persistente, procurando peças de um grande puzzle para que resulte em mais uma revelação em prol da cidade do Funchal. Cada post é o resultado de muita pesquisa em várias fontes.

Além da componente escrita, existem fotografias atuais e outras antigas com o intuito de fazer a ponte entre os anos. 

As fotografias, sobretudo as antigas, transportam-nos para épocas que marcaram vivências de um povo que soube caminhar, pese embora algumas vezes destruindo história, não a deixando chegar as gerações seguintes.

Obtive algumas fotografias antigas em pesquisas na internet. Da maioria, infelizmente, não consegui conhecer os autores, pelo que se alguém conhecer o "pai" de alguma fotografia, fico grato que me contacte com o intuito de dar os devidos créditos.

As histórias que aqui pode ler e ver em Ruas do Funchal ainda são poucas em relação ao número de artérias existentes na cidade. Mas o site tem o condão de ser um lugar único que reúne num único lugar a história dos nomes. 
Uns posts estão incompletos a nível de fotografias. Contudo, este projeto é contínuo, assente num rumo onde o caminho se faz caminhando.
cumprimentos,

Paulo Camacho

0 comments:

Enviar um comentário

Tradutor

Ruas do Funchal

author

O blogue Ruas do Funchal surgiu pelas interrogações que os nomes não me revelavam.

A dificuldade era grande para conhecer o que estava para além do retângulo preto e letras brancas.

Daí surgiu o desejo de conhecer o que esconde cada nome de rua, de avenida, de praça, de lugares da cidade capital da ilha da Madeira. Os espaços que interligam lugares.

Recolhi informação dispersa e produzi.

Continuam a existir realidades desconhecidas que se terão perdido no tempo. Obriga a uma busca persistente, procurando peças de um grande puzzle. Tudo para resultar em mais uma revelação em prol da cidade do Funchal. Cada post é o resultado de muita pesquisa em várias fontes.

As histórias que aqui pode ler e ver em Ruas do Funchal ainda são poucas em relação ao número de arruamentos existentes na cidade. Tenho material para avançar com mais posts, mas exige o tempo que não tenho.

Além da componente escrita, existem fotografias antigas com as quais quero fazer a ponte entre os anos e mostrar vivências dos lugares que hoje conhecemos.

As fotografias, sobretudo as antigas, transportam-nos para épocas que marcaram vivências de um povo que soube caminhar, pese embora, algumas vezes, destruindo história, não a deixando chegar às gerações seguintes.

Este blogue é um lugar único. Reúne a história dos nomes.

O projeto é contínuo, assente num rumo onde o caminho se faz passo a passo.

Paulo Camacho

Contacte-nos

Nome

Email *

Mensagem *

AD BANNER