Rua das Pretas


A parte superior da Rua das Pretas, junto à igreja de São Pedro (1920 ?)
📷  Arquivo e Biblioteca da Madeira - Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicentes  📷
A Rua das Pretas começa no Largo da Igrejinha e termina no largo em frente da igreja de São Pedro. Onde, curiosamente, confluem outras artérias da cidade.

por: Paulo Camacho

O que se pode começar por dizer desta rua é que mantém a traça igual à que tinha em 1560, quando apareceu desenhada numa planta da cidade.

foto: Funchal Daily Photo
Não obstante, segundo escreveu Rui Santos na sua “Crónica de domingo“, no Jornal da Madeira, esta rua chamou-se anteriormente Dr. Câmara Pestana.
Quanto ao nome actual, as leituras mais convergentes apontam para que a origem se deva à existência de diversas casas de famílias ricas que tinham ao seu serviço muitas empregadas negras.
Mas há também quem refira que se deve à constante circulação de negros que trabalhavam nas residências relevantes situadas nas redondezas.

Outra curiosidade desta rua é que, no início do século XX, existiam os estábulos para os animais que conduziam atrelados, um meio de transporte de mercadorias pesadas muito utilizado na época. Contudo, as autoridades sanitárias terão decidido que os animais deveriam ser mudados para um local mais afastado do centro pela higiene e ruído.

Hoje, a Rua das Pretas tem alguma habitação, mas é mais direcionada para o comércio e serviços. Mantém as casas senhoriais, mas, na maior parte, estão fechadas. A aguardar novas vidas.
É nesta rua que está, logo no início, o IAsaúde – Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais. Depois tem uma unidade hoteleira, restaurantes, um cartório notarial, lojas de comércio diversas, lavandaria, e um centro comercial.

Em tempos teve uma das confeitarias mais famosas da cidade: a Confeitaria Felisberta. Há muitos anos que está desativada e cada vez mais degradada, sobretudo depois do incêndio em 2016.
E, teve, até há poucos anos, uma das últimas, senão mesmo a última alfaiataria da capital madeirense.

A Rua das Pretas tem cerca de 180 metros de comprimento.

Tradutor

Ruas do Funchal

author

O blogue Ruas do Funchal surgiu pelas interrogações que os nomes não me revelavam.

A dificuldade era grande para conhecer o que estava para além do retângulo preto e letras brancas.

Daí surgiu o desejo de conhecer o que esconde cada nome de rua, de avenida, de praça, de lugares da cidade capital da ilha da Madeira. Os espaços que interligam lugares.

Recolhi informação dispersa e produzi.

Continuam a existir realidades desconhecidas que se terão perdido no tempo. Obriga a uma busca persistente, procurando peças de um grande puzzle. Tudo para resultar em mais uma revelação em prol da cidade do Funchal. Cada post é o resultado de muita pesquisa em várias fontes.

As histórias que aqui pode ler e ver em Ruas do Funchal ainda são poucas em relação ao número de arruamentos existentes na cidade. Tenho material para avançar com mais posts, mas exige o tempo que não tenho.

Além da componente escrita, existem fotografias antigas com as quais quero fazer a ponte entre os anos e mostrar vivências dos lugares que hoje conhecemos.

As fotografias, sobretudo as antigas, transportam-nos para épocas que marcaram vivências de um povo que soube caminhar, pese embora, algumas vezes, destruindo história, não a deixando chegar às gerações seguintes.

Este blogue é um lugar único. Reúne a história dos nomes.

O projeto é contínuo, assente num rumo onde o caminho se faz passo a passo.

Paulo Camacho

Contacte-nos

Nome

Email *

Mensagem *

AD BANNER